Publicado em 30/08/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fundação da Subsede do Esquadrão Quadrangular em Pouso Alegre: Um Dia de Celebração e Comprometimento em Minas Gerais

No último dia 26, sábado, a cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais, foi palco de um evento marcante para a comunidade e igreja local. Na ocasião foi celebrada a cerimônia de fundação da subsede do Esquadrão Quadrangular, Região 425. O evento foi direcionado para pastores, líderes e membros da IEQ, autoridades civis, militares, eclesiásticas e Moto Clubes cristãos e não cristãos.

O Esquadrão Quadrangular é um Moto Clube da Igreja do Evangelho Quadrangular voltado para cristãos apaixonados pelo motociclismo. O evento que reuniu 550 pessoas, marcou o inicio das atividades do Moto Clube em Pouso Alegre. Participaram do encontro os pastores André César, Coordenador Estadual do Esquadrão Quadrangular; Pr. Ricardo Chaparral, Coordenador Metropolitano; Pr. Tiago Maia, Coordenador Regional e outros.

As festividades tiveram início no ginásio da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), com um almoço repleto de comunhão e entusiasmo. O tradicional "Porco no Rolete" servido na ocasião, marcou o momento que reuniu não apenas os membros do Esquadrão Quadrangular de Pouso Alegre, mas também de outras cidades, Moto Clubes, autoridades locais, amigos e demais convidados.

A abertura dos portões aconteceu ao meio-dia dando inicio a uma programação especialmente organizada com o intuito de promover momentos de interação e troca de experiências. Participaram das atividades os representantes das unidades da da RMBH, de Divinópolis, Varginha, Poços de Caldas, Barbacena, Juiz de Fora, bem como de cidades vizinhas das sedes regionais do Esquadrão Quadrangular.

Às dezesseis horas, uma motociata profética tomou as ruas principais de Pouso Alegre, trazendo uma mensagem de fé e unidade. Mais de cem motociclistas, vários carros e até mesmo um trenzinho com três vagões para crianças e acompanhantes fizeram parte da caravana.  Na oportunidade os motociclistas ungiram as ruas e, estendendo suas mãos, declararam que Pouso Alegre é do Senhor Jesus. A segurança e a organização foram garantidas com o apoio das autoridades de trânsito municipal e batedores.

A Igreja do Evangelho Quadrangular - Sede de Pouso Alegre foi o destino final da motociata. Ao final da tarde o comboio foi calorosamente recepcionado pelo corpo diaconal e a liderança da igreja, que ofereceu um café de boas-vindas aos participantes.

O culto oficial de fundação do moto Clube ocorreu as 18h. O ambiente da igreja estava tematizado para a ocasião, incluindo um painel e motos destinados a fotos de recordação. Os momentos de louvor, adoração e celebração foram conduzidos pela equipe local de louvor. O Pastor André César, Coordenador Estadual do Esquadrão Quadrangular, ministrou uma mensagem inspiradora sobre os pilares de "Obediência, Altar, Oferta e Comprometimento". Ele abordou a importância das autoridades e da obediência, a necessidade de honrar o altar, a relevância das ofertas e concluiu destacando a importância de se comprometer com o ministério. O apelo feito no culto resultou na entrega de 11 vidas a Jesus.

Ainda durante a cerimônia, os pilares do Chamado, Propósito e Promessa do ministério foram apresentados com base no versículo bíblico de Gênesis 12:1-3. O evento também celebrou a adesão novos membros ao Esquadrão Quadrangular em Pouso Alegre e outras unidades. Ao todo foram brasonados 18 pessoas, incluindo o Pastor Fabiano de Machado, pioneiro da fundação em Poços de Caldas.

A Coordenadoria Estadual de Motociclismo Esquadrão Quadrangular tem desempenhado um papel crucial na capacitação e treinamento das lideranças das regiões eclesiásticas do estado. Essa formação visa preparar os líderes para o ministério de missões e família.

Presença no Brasil e Minas

Desde a sua fundação em 2014, na cidade de Araraquara, São Paulo, o Esquadrão Quadrangular tem expandido sua presença, chegando a Minas Gerais em março de 2018, com a criação do Esquadrão Quadrangular na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH. Hoje, a coordenadoria abrange 66 regiões da Grande BH, distribuídas em 3 distritos e 16 regiões. As cidades de Divinópolis, Uberlândia, Governador Valadares, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Varginha e, mais recentemente, Pouso Alegre, têm testemunhado o crescimento do movimento.

De acordo com o Coordenador Estadual do Esquadrão, o segundo semestre do ano contará ainda com outras fundações. A cidade de Leopoldina, Zona da Mata Mineira, terá sua fundação no dia 28 de Outubro de 2023, seguida por Uberaba, no Triângulo Mineiro, em 25 de Novembro de 2023. O ano de 2024 já se inicia com a fundação do Moto Clube Barbacena, além de um treinamento contínuo em Para de Minas.

O Esquadrão Quadrangular não é apenas um grupo de motociclistas, mas uma comunidade que une paixão pelo motociclismo com comprometimento espiritual. A fundação da subsede em Pouso Alegre é um testemunho da vitalidade desse ministério e do seu impacto nas vidas das pessoas e das comunidades onde atua. Confira as fotos.



Michelle Leal