Publicado em 26/05/2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Família missionária da IEQ celebra a inauguração de mais uma igreja em Guiné Bissau

Muitos de nós já ouvimos a célebre frase: “Alcance o perdido a qualquer custo”, dita pela fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular Aimee Semple McPherson. A IEQ em sua essência é uma igreja missionária que cresceu através de grandes impactos evangelísticos. Este perfil missionário foi o que possibilitou que a mensagem Quadrangular que ‘Jesus Salva, Batiza, Cura e em Breve Voltará’ estivesse presente nos quatro cantos da terra onde milhares de homens e mulheres direcionados por Deus e capacitados atuam nos mais diversos campos missionários.

Alguns desses missionários estão em outros países, como é o caso dos pastores Roberto e Sheila Soares. Sheila é missionária da SGM (Secretaria Geral de Missões) e embarcou para Guiné Bissau em maio de 2014 junto com a filha Crystal, já Roberto, missionário da SGM e líder da Base de Missões da IEQ em Guiné Bissau, em 2017. Ao longo desses anos a família missionária têm feito um lindo trabalho na Base de Missões de Guiné Bissau em Tabanka de Ponta Vicente e em Tabanka Nkaiter - Tabanka que do crioulo guineense significa aldeia, comunidade e tribo.  

 

Desafios são muito comuns na vida dos missionários, principalmente aqueles que vão para outro país. Além da fome, falta de água e saneamento básico a cultura e a língua também são dois grandes desafios no continente africano. “Aqui se falam duas línguas o crioulo e o balanta, nós falamos o crioulo e estamos aprendendo o balanta, já Crystal, minha filha e também missionária fala fluente as duas línguas”, destacou a missionária. A maior parte dos projetos missionários são promovidos em Ponta Vicente e, com a ajuda dos voluntários nos Impactos Transculturais da SGM tem levado projetos itinerantes para a comunidade Nkaiter e outros locais.

Trabalho da Base de Missões

A família de missionários tem desenvolvido diversos projetos nas tabankas de Ponta Vicente e Nkaiter, entre eles está o Projeto Lucas, Projeto Nutrição com Amor, Projeto Fênix de Alfabetização de Mulheres e Escolinha de Futebol.  O Projeto Lucas em Guine Bissau tem desenvolvido um trabalho voltado 100% para área de saúde oferecendo atendimento medico e de urgência, teste laboratorial de malária e tratamento por meio de medicação e acompanhamento medico. Só em 2021 durante o Impacto Transcultural além da equipe brasileira, seis médicos da Espanha ofereceram atendimento pediátrico, ginecológico e dentário às comunidades.

O Projeto Nutrição com Amor tem fornecido alimentação para as crianças e grávidas,  distribuição de vitaminas, escova de dentes para crianças e enxovais para as gestantes. De acordo com a missionária Sheila este projeto tem alcançado cerca de 400 crianças e suas famílias. Outro projeto desenvolvido é o Fênix de Alfabetização de Mulheres. O projeto que teve início em pela pandemia é realizado na Base de Missões de Guiné Bissau e é voltado para a alfabetização de mulheres adultas. Este projeto também oferece atividades físicas e ainda desenvolve um trabalho de recuperação da auto-estima dessas mulheres que, hoje, podem realizar o sonho ler e escrever.  Já o Projeto Escolinha de Futebol promovido na tabanka de Nkaiter, tem sido uma grande estratégia de evangelismo por meio do esporte, ensinando valores e o amor de Cristo para mais de 405 crianças e adolescentes.

Além desses projetos a Base Missionária promove outras atividades sociais e evengelísticas e, para isto, conta com o trabalho dos voluntários das equipes dos impactos transculturais que, todos os anos promovem os impactos infantis, visita à orfanatos, aulas de culinária brasileira, evangelização em Ilhas e lugares remotos e batismo. “Neste ano aconteceu o nosso primeiro batismo, algo que ficará marcado em nossos corações; foram 53 pessoas que passaram pelas águas do batismo, foi uma festa maravilhosa. Nós cremos na transformação que Deus tem estabelecido aqui em Guiné Bissau, vidas sendo tocadas de uma forma única e especial pelo amor real e verdadeiro de Jesus”, destacou a pastora.

Todos estes projetos, ações sociais e evangelísticas têm sido ferramentas para alcançar diversas famílias e a Igreja do Evangelho Quadrangular por meio da base de Missões de Guiné Bissau tem ganhado muitas almas para Jesus.

O terreno

A cada dia Deus tem honrado os três missionários da SGM e prova disto é o testemunho da inauguração da segunda igreja Quadrangular de Guiné Bissau e do poço de água potável para a comunidade em maio deste ano relatado pela pastora. “Em março de 2020, O líder da tabanka Nkaiter, o senhor Lansal, nos deu um terreno de 1.500 metros quadrados para construir uma igreja e uma escola; inicialmente ficamos assustados com a doação, mas, entendemos que Deus tinha um plano para aquela comunidade”, disse. 

Os missionários ainda perceberam que a falta de água potável era um outro desafio para a tabanka de Nkaiter começaram a orar e Deus enviou a solução. “Percebemos que a comunidade não tinha água para beber e muitas pessoas chegavam a beber água junto com os animais, era uma situação muito triste. Então começamos a orar neste sentido, pois um poço de água era muito caro e nos custaria em torno de 65 mil reais, porém, um mês depois de iniciarmos as orações recebemos uma ligação de Costa Rica, da representante da Tempo de Esperança (instituição que abre poços no continente africano) e eles nos informaram que doariam um poço de água para tabanka de Nkaiter.  Foi uma alegria muito grande e vimos que a mão de Deus sobre está obra”, afirmou.

Pouco mais de um ano depois da doação do terreno a segunda Igreja Quadrangular de Guiné Bissau e o poço, chamado carinhosamente pela comunidade de “Água da Vida” foram inaugurados na tabanka Nkaiter. A igreja que ainda precisa ser construída está em pleno funcionamento desde o dia 11 de maio e hoje os cultos que são realizados debaixo do um pé de caju conta com a participação de mais de 45 adultos e 100 crianças. “Precisamos ainda construir a igreja e é um grande desafio para nós, mas cremos no milagre de Deus”, finalizou. 

A primeira igreja Quadrangular de Guine Bissau está localizada na tabanka de Ponta Vicente e foi inaugurada no dia 15 de novembro de 2018. Hoje a igreja possui cerca de 600 membros, uma média de 200 adultos e 400 crianças.

Se você deseja contribuir com esta obra ajudando a transformar a África através do amor de Cristo basta entrar em contato pelo número Whats (+245) 96512-1813.